Pequena reflexão tamanho de nossa fé.


A fé é aquela virtude que nos mantêm de pé, e não nos permite desanimar mesmo que os desafios sejam os maiores do mundo.
Naquele tempo, os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria” (cf Lc 17,5-6).
Nosso Mestre Jesus está hoje nos ensinando o que a fé pode fazer em nossa vida. Você muitas vezes já escutou – ou até falou – que a fé move montanhas. E a fé, de fato, move montanhas. Quantas montanhas estão em nosso coração, impedindo-nos de caminhar, de irmos para frente, de olharmos o outro lado do horizonte? Como, meu Deus, vou vencer esse monte ou essa montanha de problemas, de preocupações, de coisas que tem impedido a minha vida de ser melhor?
Nós só podemos clamar, como hoje clamaram os apóstolos: “Senhor, aumenta a nossa fé!”; e o Senhor que conhece a nossa pobreza, a nossa fraqueza, vem em nosso socorro e faz crescer em nós a fé como este dom sublime.
Vamos meditar uma questão: uma vez que estamos no Ano da Fé, nós temos a fé como dom teologal, aquilo que é infuso por Deus em nós. A fé como virtude teologal, nos permite chegar até Deus, acreditar e depender d’Ele. A própria Palavra diz que “sem fé ninguém pode agradar a Deus”; ninguém pode fazer a vontade d’Ele, sem fé não podemos contemplar a grandeza de Deus no meio de nós. 
A partir daí, vamos entender que “fé” e “acreditar” não são a mesma coisa, ainda que para ter fé é preciso acreditar. Mas nem todos que acreditam tem fé! Nós acreditamos naquilo que as pessoas nos dizem, acreditamos nas placas e bulas de remédios, acreditamos no motorista que vai nos levar para ali e aqui.
Mas a fé a qual nos referimos se trata de uma relação pessoal entre nós e Deus. Fé é um modo próprio de se relacionar com Ele; a fé que nos dá a convicção de que quando oramos, estamos conversando com o Senhor. A fé que nos faz sentir a presença de Deus onde não tem nenhum vestígio d’Ele ali.
A fé é aquela virtude que nos mantêm de pé, e não nos permite desanimar mesmo que os desafios sejam os maiores do mundo. Fé é aquilo que nos faz acreditar no impossível. Quando muitos dizem: “Não têm mais jeito, eu não vou conseguir!” é a fé que nos leva adiante.
Que nós guardemos esse dom grandioso de Deus que é a nossa fé. Que lutemos e alimentemos a nossa fé, porque é ela que vai nos manter de pé, hoje e na eternidade na presença do Senhor.
Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé!