Pequena reflexão Lucas 6,8.

O que Jesus está fazendo, hoje, mais do que a graça de curar este homem que tem a mão seca é promover a dignidade a este filho de Deus que, pelo fato de ter essa enfermidade está na condição de rebaixado, excluído e marginalizado. Porque, eles [os mestres da Lei e os fariseus] olhavam a pessoa com uma doença ou uma enfermidade grave como amaldiçoado, castigado, impuro, por tantas outras denominações que revelam, na verdade, o preconceito ou a verdade de não querer se aproximar ou trazer para dentro de nós quem sofre disso ou daquilo.
Por isso, a ação de Jesus não é simplesmente curar por curar, mas é primeiro promover. É por isso que Jesus traz aquele homem de mãos secas para o meio deles [os mestres da Lei e os fariseus].
Primeiro se levantou; ele estava prostrado porque, para ele a sua situação não tinha mais jeito.
Sabe, meus irmãos, quantas pessoas no meio de nós estão, muitas vezes, prostradas, sentadas, deitadas ou simplesmente arrastando pela vida, porque parece que não tem mais jeito, ou olhamos para elas como se realmente não tivessem mais jeito.
Então, a primeira coisa: é necessário promover o outro, tirá-lo do estado de prostração em que se encontra e dizer: ‘Olha, você é importante!’. Traga-o para o meio!
A grande roda da vida acontece assim: as pessoas ficam em roda, existem os que estão fora da roda, existem os que estão lado a lado na roda e os que estão no meio da roda. E quem está no meio da roda são aqueles que nós paramos para ver ou para dar mais importância. Então, coloque as pessoas que estão excluídas da roda da sua vida para o meio, mostre a elas que tem importância, valor e toque nas mãos delas.
Sabe, pode ser que aquilo que está seco nelas, às vezes, esteja também seco dentro de mim e de você! Revigore, revitalize, restaure a relação que foi cortada e promova a dignidade do outro. Dê valor àquele ou àquela que talvez ninguém dê valor. Dê valor a quem talvez esteja esquecido, desvalorizado ou sem importância na sua vida.
Eu sei que você vai dizer: ‘Mas, Deus é quem está no centro da minha vida!’. Não tire Deus do centro, porque o Deus que está no centro quer trazer pessoas que estão fora, estão na margem, excluídas para dizer que Ele está nelas. Traga quem está fora para dentro da roda e a promova, a valorize; faça essa pessoa sentir-se importante, dê vida e vigor a ela.
Podemos pensar que uma pessoa que nasceu com esta ou aquela enfermidade será uma marginalizada, excluída e não vai participar da vida, quando, na verdade, ela se torna o referencial da nossa vida; nos ensina valores que não conseguimos enxergar em nenhum outro lugar.
Basta promover quem não tem importância para percebermos a importância maior que a vida tem!